DEVOCIONAIS DIÁRIOS: PROFETAS E PROFECIAS - TODO CUIDADO É POUCO!

“Não desprezar as profecias, mas examinar tudo, abraçando o que é bom”. (I Tes. 5:20-21) e ainda, “quanto aos profetas, falem dois ou três, e os outros julguem”, I Cor. 14:29
Resultado de imagem para PROFECIAS
Foto - Ilustração 
Em 2019 a internet foi tomada e bombardeada de profecias de todos os sentidos, boas, ruins, até profecias que ultrapassavam o discernimento, isso é um fato que na verdade não é tão inédito assim, desde 2012, ouvimos muitos dizerem sobre o fim do mundo, algo que não aconteceu.

Neste ano não foi diferente, 2019 foi marcado por um ano de tragédias, desastres naturais, mortes, maldade, sinais descritos no princípio das dores ou ‘’dores do parto’’ (Mateus 24:1-6). Muitos se questionam sobre os sinais, haja vista que desde que o mundo é mundo eles acontecem, mas o fato é que eles tem aumentado de intensidade neste século e mais precisamente nesta década, Jesus no evangelho 2º de Mateus nos exorta sobre o aparecimento e crescimento dos falsos profetas pelo mundo inteiro. ‘’E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.’’ (Mateus 24:4-5).



Diante disso precisamos estar atentos e vigiar como é descrito Marcos 13:5 onde Jesus orienta aos seus discípulos a estarem em constante oração e vigília. Há muitas profecias na internet onde os títulos já assustam a aqueles que pretendem assisti – las, como por exemplo: ‘’Profecia terrível para 2020’’, vale ressaltar que o sentido das profecias vindas da parte de Deus não é esse, as profecias são recados de Deus ao seu povo, avisos, alertas, e elas sempre vem com 3 principais características, em 1 coríntios 14:3 diz ‘’Aquele, porém que profetiza fala aos homens, para edifica – lós , exorta – lós, consola – lós.’’ A palavra edificação vem do latim ‘’aedificare’’ que se traduzido ao português o seu significado poderemos ver que a intenção é levantar, erguer ou construir algo, portanto a edificação é para que nós cristãos nos mantenhamos firmes na promessa de Deus, firmes em meio as tribulações e nos sentirmos seguros com o decorrer da nossa vida.

Exortar vem do latim ‘’ehhortatío.onis’’ que significa aconselhar, advertir, chamar a atenção ou aconselhar, o efeito da exortação é encorajar, estimular, incitar o cristão a se manter próximo de Deus, confiando e temendo a Deus,orando, clamando, jejuando, ministrando, adorando, o sentido da exortação a qual o apostolo Paulo retrata é um alerta para que a igreja se mantenha em unidade, baseadas em um único propósito.

Consolação que vem do grego Consolare ou Consolari significa aliviar, amenizar a aflição, as contrariedades de alguém; confortar ou seja tem sentido de manter longe o medo , a histeria, o pânico.

Se as profecias não tiverem essas três características, pode ter certeza, que não vem de Deus e que TODO O CUIDADO É POUCO para com ela. A grande pergunta é: ‘’ e se a recebermos, oque vamos fazer? Entrar em pânico?’’ O apostolo Paulo nos responde isso em sua I carta aos Tessalonicenses ‘’Mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom’’ I Tessalonicenses 5:21

Paulo está querendo nos dizer que devemos recebe – las, porém ficarmos atentos e preparados, pois nem sempre algo vem da parte de Deus, e essa passagem não vale apenas para o tópico de profecias, mas para todo o nosso cotidiano, devemos avaliar o que fazemos, falamos, ouvimos, sentimos, tudo isso necessita de uma avaliação, a bíblia não traz referencia especifica sobre julgar ou não os profetas, mas mostra a faceta de 2 tipos de profetas, um dos falsos profetas mais conhecidos biblicamente é Hananias, filho de Azur de Gibeão, que pode ser encontrado em Jeremias 28:1-2, nos versos descritos em Jeremias 28, Hananias profetiza que a maldade, a escravidão, sofrimento imposto pelo rei Nabucodonosor havia se findado e que o povo estaria livre a ponto de que o rei Jeconias ou Jeoquim, filho do rei Josias, que governou Judá por 3 anos, anos esses difíceis da história de Judá voltaria ao seu posto e todos os cativos e oprimidos de Judá consequentemente voltariam, algo que não aconteceu, pois o rei Jeconias morreu precocemente mesmo depois do cativeiro.

Por outro lado, a bíblia retrata crescimento e consolidação de grandes profetas, como por exemplo, Isaías, filho de Amoz que foi um dos profetas de 1.000 a 500 a.c. Isaías por exemplo profetizou que Jesus ficaria mudo diante de seus acusadores ‘’Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca’’ Isaías 53:7, algo que cumpriu milhares de anos depois como podemos observar nesta passagem no evangelho segundo de Mateus “E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Então lhe perguntou Pilatos: “Não ouves quantas acusações te fazem? Jesus não respondeu uma palavra, vindo com isto admirar-se grandemente o governador” (Mateus 27.12-14).



Portanto irmãos e irmãs, é importante demais que tenhamos conhecimento, discernimento e sabedoria para interpretar os fatos, é interessante não sair acreditando em tudo que assistir, ouvir, a maior profecia de todos os tempos está na bíblia sagrada como citado acima o exemplo de Isaías, de Ezequiel , Daniel, Zacarias, do salmista Davi. Se preocupe em buscar o reino, a face do nosso criador, se preocupe em fazer a diferença por ELE e para ELE como a bíblia nos apresenta em Romanos 11 ‘’ Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.’’ Romanos 11:36



Amém? Espero ter te ajudado a entender um pouco mais das ações do reino do céus e deus agentes, amigos do peito aqui na terra.

Comentários